Ortopedia veterinária – conheça mais sobre a especialidade

Assim como em seres humanos, a ortopedia veterinária é uma especialidade voltada para o estudo, diagnóstico e tratamento de traumas (fraturas e luxações), assim como de doenças relacionadas aos músculos, ossos, ligamentos e articulações.

Apesar de cada vez mais popularizada entre os “donos” de pets, a ortopedia veterinária ainda busca o seu espaço. É importante salientar que os animais, de maneira geral, também podem sofrer de patologias ortopédicas e merecem o tratamento adequado para terem melhor qualidade de vida.

Atualmente, os especialistas da área estão cada vez mais qualificados e preparados para diagnosticar e tratar as doenças que podem acometer o seu pet.

Se antigamente muitos animais eram eutanasiados por conta de traumas e lesões ortopédicas, hoje a realidade é outra. Desde os casos mais simples aos complexos, os especialistas da área estão cada vez mais aptos a tratar adequadamente cães, gatos, roedores em geral, além de outros companheiros animais.

O que mudou na ortopedia veterinária?

Atualmente, a ortopedia veterinária desenvolveu a possibilidade de utilizar métodos, princípios e tecnologias novas importantes no diagnóstico e tratamento dos pets. Um exemplo disso é o exame de imagem, já popular entre os especialistas da área, além da vasta gama de recursos cirúrgicos implantados no último século.

Dentre os principais procedimentos que, ao longo do tempo, foram desenvolvidos estão:

  • Imobilização externa;
  • Possibilidade de diagnóstico de patologias ósteo-articulares;
  • Artrotomia do joelho (luxação de patela e ligamento cruzado);
  • Cicatrizações cirúrgicas.

Principais serviços oferecidos aos pets pela ortopedia veterinária

Conheça, abaixo, os principais serviços oferecidos aos pets pela ortopedia veterinária e como eles podem ajudar o seu companheiro animal a ter uma qualidade de vida melhor:

Atendimento ortopédico

O atendimento ortopédico tem por função diagnosticar e tratar as patologias de animais, como danos aos ossos, músculos, ligamentos ou articulações.

Portanto, caso o seu pet, por algum motivo, esteja com dificuldade de locomoção ou seja perceptível um comportamento diferente, compareça imediatamente ao atendimento ortopédico.

Serviço de atendimento e cirurgia

Um dos principais serviços que uma clínica ou hospital veterinário deve oferecer é o serviço de atendimento e cirurgia. É imprescindível que o local possua todo o aparato para prestar o primeiro atendimento ao pet e, caso seja necessário, possa providenciar o procedimento cirúrgico, posteriormente.

Acupuntura

Esse famoso método terapêutico chinês, já famoso entre os seres humanos, tornou-se uma especialidade veterinária muito requisitada nos últimos anos.

A acupuntura veterinária tem por objetivo obter o equilíbrio energético dos pets por intermédio de microagulhas introduzidas em locais específicos do corpo do animal, seja ele cão, gato, roedor ou até animais maiores, como equinos, por exemplo.

Esse procedimento pode ser utilizado no tratamento de doenças crônicas, sistêmicas ou osteomusculares, além de dores menos complexas.

Fisioterapia veterinária

Na fisioterapia veterinária, o seu pet deverá ter disponível toda a estrutura necessária para recuperar a saúde e adquirir os hábitos naturais anteriores.

A especialidade consiste na utilização de aparelhos para relaxar os músculos, fortalecê-los e aliviar as dores do animal.

Hidroterapia Veterinária

A hidroterapia veterinária também tem se tornado cada vez mais popular entre os pets, principalmente no caso de cães. Assim como a fisioterapia veterinária, essa especialidade tem por finalidade a recuperação de ossos, músculos e tratamento de dores.

O procedimento ocorre por intermédio de efeitos no sistema nervoso, térmico e respiratório dos animais.

O que fazer em caso de fratura óssea?

Desordens ortopédicas comuns na rotina veterinária, as fraturas costumam ocorrer, principalmente, por conta de atropelamentos, traumas e quedas.

É importante que, nesses casos, o dono compareça com seu pet ao médico veterinário o quanto antes, pois o diagnóstico e o tratamento devem ser imediatos.

A partir do diagnóstico, o procedimento seguinte é reestruturar e consolidar os ossos do animal. O tratamento tem como objetivo o retorno precoce da função do membro fraturado, a fim de aliviar a dor do pet.

O que fazer em caso de fratura articular?

As fraturas articulares costumam ser complexas e representam um grande desafio na rotina de médicos veterinários.

É importante salientar que quanto mais fragmentos da fratura articular restarem, maior a possibilidade do desenvolvimento de artrose na região, o que fará com que o pet tenha dificuldade posterior de locomoção.

É um erro comum de muitos veterinários utilizarem talas e gessos em casos de fraturas articulares, portanto, caso seja oferecida essa possibilidade ao tratamento do seu pet, não concorde. Nesses casos, geralmente, deve ser realizado o procedimento cirúrgico para que o animal tenha uma melhor qualidade de vida no futuro.